Por Thaís Neves
Mais da metade das empresas têm problemas de comunicação com os seus funcionários. Uma pesquisa da Progic, escritório especialista em comunicação corporativa, em parceria com a empresa de software Indicafix, aponta que cerca de 54% dos líderes afirmam que a comunicação é um dos seus maiores desafios. Principalmente para aquelas empresas que possuem um numeroso quadro de funcionários e não apresentam estrutura adequada para ajudar nesse processo de disseminação e unificação de mensagens. O impacto disso é uma equipe sem engajamento e desinteressada.
Um setor de comunicação interna sólido é uma importante estratégia para melhorar a vantagem competitiva e a retenção de talentos da sua empresa. Por isso, seguem alguns pontos que devem ser levados em consideração na hora de investir nesse segmento:
A elaboração de um plano é o primeiro passo para montar as estratégias. Nesse documento deve constar uma análise da situação atual da comunicação interna da empresa, além dos diferenciais e forças da instituição e os pontos que precisam de melhoria nesse setor. A partir daí é possível traçar os objetivos e as táticas para realizá-los. No planejamento também devem ser listados os principais assuntos que precisam ser abordados nas ações e nos veículos escolhidos.
É importante identificar quais os canais mais eficientes para a empresa. Existem inúmeras possibilidades como intranet, newsletters, murais, tv corporativa, redes sociais, entre outros. A dica aqui é conhecer o seu público e quais canais ele consome.
Todo o material que for produzido deve ser atraente, com formatos interativos e variados, como vídeos e infográficos, por exemplo. E não esqueça do planejamento desse conteúdo. Dessa forma é possível abordar todos os assuntos importantes para a empresa
Outro ponto é sobre a mensuração do impacto das ações e consumo dos conteúdos internos. A empresa pode avaliar quais seriam os principais indicadores-chaves de desempenho, os chamados KPIs, que podem ser taxa de abertura dos emails e boletins, cliques em links de uma newsletter, engajamento em intranet e redes sociais, entre outros.
Seguindo esses primeiros passos, já é possível alcançar maior motivação da equipe e, por consequência, garantir o fortalecimento da cultura organizacional. Por isso, não tenha dúvidas na hora de investir em um setor de Comunicação Interna robusto e consistente. Quer saber o que podemos fazer por você nesse segmento? Entre em contato com a gente!