Comunicação Interna: o ingrediente que faz equipes ficarem (e se engajarem de verdade)

Dupla Comunicação

Por Thaís Neves

Mais da metade das empresas têm problemas de comunicação com os seus funcionários. Uma pesquisa da Progic, escritório especialista em comunicação corporativa, em parceria com a empresa de software Indicafix, aponta que cerca de 54% dos líderes afirmam que a comunicação é um dos seus maiores desafios. Principalmente para aquelas empresas que possuem um numeroso quadro de funcionários e não apresentam estrutura adequada para ajudar nesse processo de disseminação e unificação de mensagens. O impacto disso é uma equipe sem engajamento e desinteressada.

Um setor de comunicação interna sólido é uma importante estratégia para melhorar a vantagem competitiva e a retenção de talentos da sua empresa. Por isso, seguem alguns pontos que devem ser levados em consideração na hora de investir nesse segmento:

1. Plano de Comunicação Interna

A elaboração de um plano é o primeiro passo para montar as estratégias. Nesse documento deve constar uma análise da situação atual da comunicação interna da empresa, além dos diferenciais e forças da instituição e os pontos que precisam de melhoria nesse setor. A partir daí é possível traçar os objetivos e as táticas para realizá-los. No planejamento também devem ser listados os principais assuntos que precisam ser abordados nas ações e nos veículos escolhidos.

2. Escolha dos canais

É importante identificar quais os canais mais eficientes para a empresa. Existem inúmeras possibilidades como intranet, newsletters, murais, tv corporativa, redes sociais, entre outros. A dica aqui é conhecer o seu público e quais canais ele consome.

3. Conteúdo relevante

Todo o material que for produzido deve ser atraente, com formatos interativos e variados, como vídeos e infográficos, por exemplo. E não esqueça do planejamento desse conteúdo. Dessa forma é possível abordar todos os assuntos importantes para a empresa

4. Mensuração

Outro ponto é sobre a mensuração do impacto das ações e consumo dos conteúdos internos. A empresa pode avaliar quais seriam os principais indicadores-chaves de desempenho, os chamados KPIs, que podem ser taxa de abertura dos emails e boletins, cliques em links de uma newsletter, engajamento em intranet e redes sociais, entre outros.

Seguindo esses primeiros passos, já é possível alcançar maior motivação da equipe e, por consequência, garantir o fortalecimento da cultura organizacional. Por isso, não tenha dúvidas na hora de investir em um setor de Comunicação Interna robusto e consistente. Quer saber o que podemos fazer por você nesse segmento? Entre em contato com a gente!